Diverticulite – Como dever ser a alimentação?
21 de novembro de 2023Diarreia frequente? Saiba como tratar!
30 de novembro de 2023Definição
A dieta ácida é um processo fisiológico que mantém o pH sanguíneo equilibrado. A manutenção do equilíbrio ácido-base é feita por três sistemas-tampão: liquidos-corporais, pulmões e rins.
Equilíbrio Ácido-Base
Para que haja equilíbrio é necessário que exista o balanço entre a ingestão ou produção dos íons H+ e a sua remoção do organismo. A concentração de H+ no sangue arterial, isto é, o pH numa escala que vai de 0 a 14, sendo que o pH do sangue arterial deve ser mantido entre 7,35 e 7,45.
Os valores de pH maiores que 7,45 careacterizam um quadro chamado alcalose metabólica e valores menores que 7,35 caracterizam um quadrochamado de acidose metabólica, que pode trazer maiores problemas.
Acidose Metabólica
Entenda que, caso a quantidade de ácidos depositados na corrente sanguínea ultrapasse a quantidade de bases, pode ocorrer uma pertubação no equilíbrio ácido-base. Essa quantidade excessiva de ácidos ná é eliminada pelos pulmões, e os rins são responsáveis pela eliminação desse excesso de ácidos da corrente sanguínea, cuja liberação repetida faz com que os rins trabalhem mais para fornecer os mecanismos compensatórios.
E mesmo que essa acidose eseja de baixo grau, quando acontece de forma prolongada e crônica se torna significativa e poderá predispor a várias doenção como litíase renal (pedra nos rins) doença renal crônica, doenças ósseas, esteatosehepática não alcoólica e diabetes tipo II.
Fatores Desencadeantes
A alimentação é um dos fatores que infuencia por meio da ingestão de nutrientes formadores de ácidos não voláteis, que não são eliminados pelo pulmão.
Esses ácidos são:
- Fósforo;
- Proteínas de forma geral, principalmentes as que contêm aminoácidos enxofrados (cisteína, metionina, taurina); e
- As proteínas que contêm aminoácidos catiônicos (lisina, arginina e histidina).
Como deve ser a Dieta para a Prevenção?
É importante ter uma dieta equilibrada entre alimentos com padrão alcalinizante e acidificante. Vale lembrar que o valor de pH dos alimentos não exerce efeito no nosso organismo, o que influencia são os metabólitos que esse alimento gera, ou seja, se o alimento tiver nutrientes que são formadores de ácido (proteínas e fósforo), irá tornar a dieta mais acidificante e se tiver nutrientes formadores de bases (potássio, cálcio e magnésio) será mais alcalinizante.
Por exemplo, não é porque a laranja tem um pH mais baixo, que tornará a dieta acidificante. A forma mais fácil de saber quais alimentos são mais alcalinizantes seria calculando o “PRAL”. Quanto maior o conteúdo de proteína e fósforo, maior o potencial acidificante e quanto maior o conteúdo de potássio, cálcio e magnésio, maior o potencial alcalinizante.
Alimentos com potencial acidificante
- Carnes;
- Embutidos;
- Fast foods;
- Laticínios ;
- Molhos e temperos prontos; e
- Produtos alimentícios ultraprocessados.
Alimentos com potencial alcalinizante
- Beterraba
- Cenoura
- Alface crespa
- Couve
- Abóbora
- Abacaxi
- Água de coco
- Mamão
- Manga
- Maracujá
- Romã
- Uva-passa
Obs: Deve-se evitar cozimento dos legumes em água, visto que isso diminui a concentração de potássio. A cenoura e beterraba cruas, são melhores ainda.
Conclusão
A carga ácida da dieta pode ser prejudicial à saúde. Dessa forma é muito importante ter um equilíbrio entre alimentos com potencial acidificante e alcalinizante. Conte comigo para te ajudar a equilibrar sua dieta. 😉
Agende seu horário clicando aqui! ou pelo 📲 WhatsApp (61) 99318-6556 ou através da agenda abaixo!👇📅
Nutricionista Buna Barbosa
CRN-DF.16963
Atendimento particular e convênios.
SHLS Quadra 716 Bloco A Sala 507 – Ed. Medical Center (Asa Sul)