Cansado de sofrer com sintomas ou doenças gastrointestinais?
22 de fevereiro de 2024Dicas da Nutri: desconfortos gastrointestinais? Veja os 6 principais chás.
26 de abril de 2024Introdução à Doença de Crohn (DC)
A doença de Crohn (DC) é um tipo de doença inflamatória intestinal de caráter autoimune. Ela causa inflamação do trato digestivo que pode atingir desde a boca até o ânus.
Não há cura para essa doença, porém o estilo de vida saudável com boa alimentação e manejo do estresse, associados ao tratamento medicamentoso podem levar à remissão.
As Origens Desconhecidas da Doença
A causa exata da doença é desconhecida, é possível que um vírus ou bactéria possa desencadea-la, mas até hoje os cientistas não conseguiram identificar esse agente. Quando o sistema imunológico tenta combater o patógeno, uma resposta imune anormal faz com que ele ataque também as células do trato digestivo.
Impactos Clínicos Além do Trato Gastrointestinal
Os principais tipos de manifestações gastrointestinais são: diarreia, dor abdominal em quadrante inferior direito, náuseas, vômito e fadiga, anorexia e emagrecimento, presença de sangue e muco nas fezes, constipação por estenose (estreitamento) do lúmen intestinal.
A DC pode causar manifestações clínicas além do trato gastrointestinal como:
- psoríase;
- trombose;
- artrite;
- espondilite anquilosante;
- bronquite;
- colangite esclerosante primária; e
- apneia obstrutiva do sono etc.
Dados observacionais mostram que a doença de Crohn pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum antes dos 30 anos.
Cigarro e medicamentos como ibuprofeno, diclofenaco de sódio, naproxeno sódico podem levar à inflamação do intestino, piorando a doença.
A conduta nutricional vai depender do estágio da doença e visa à remissão dela. Não existe uma dieta específica para a DC, por isso é importante conhecer a tolerância de cada indivíduo.
Conduta Nutricional na Doença de Crohn
Inicialmente pode ser necessário retirar de produtos alimentícios ultraprocessados, alimentos irritantes como pimenta e café, lactose, aumento do consumo de água e fibras.
Consumir legumes e frutas variadas, bem como outras fontes de fibras para ofertar nutrientes e compostos bioativos que auxiliem na redução da inflamação, uma excelente hidratação e mastigação lenta são essenciais. Pode ser necessária a suplementação de vitaminas e minerais, uma vez que as lesões intestinais podem afetar a absorção de nutrientes.
Conclusão
Em suma, a jornada de enfrentamento da doença de Crohn requer uma abordagem integrada e colaborativa, envolvendo não apenas profissionais de saúde, mas também o próprio paciente, em busca de uma melhor qualidade de vida e bem-estar duradouro.
E então? Quer vir melhorar sua qualidade de vida comigo?
Agende seu horário clicando aqui!ou pelo 📲 WhatsApp (61) 99318-6556 ou através da agenda abaixo!👇📅
Nutricionista Buna Barbosa
CRN-DF.16963
Atendimento particular e convênios.
SHLS Quadra 716 Bloco A Sala 507 – Ed. Medical Center (Asa Sul)