10 dicas para não sabotar a dieta nas festas de fim de ano
24 de dezembro de 2023Dica da Nutri: Como reduzir inchaço no periodo menstrual
19 de janeiro de 2024Temos que cuidar da nossa saúde todos os dias, mas se você extrapolou nas festas de fim de ano ou só agora tomou a decisão de priorizá-la, este post é para você!
O que é uma dieta detox?
É uma dieta que visa basicamente transformar xenobióticos em compostos solúveis para facilitar sua eliminação do corpo através das fezes e urina.
Para que serve?
Existem várias aplicabilidades para uma dieta detox como: modulação hormonal, preparação para emagrecimento, fertilidade, síndrome do ovário policístico, saúde da tireoide, saúde do fígado, modulação intestinal, saúde mental, doenças autoimunes e melhora da imunidade.
Como funciona?
Basicamente a destoxificação acontece em duas fases e em cada fase são necessários nutrientes específicos. Na fase 1 as vitaminas de complexo B são essenciais (frutas, verduras, sementes), aminoácidos de cadeira ramificada e flavonóides. Já na fase 2 é preciso ter ativação de um fator de transcrição chamado NRF2 que quando ativado aumenta a transcrição e ativação de enzimas detox.
Alimentos importantes:
- Fase 1: Frutas, verduras, sementes, cereais integrais, grãos integrais e leguminosas.
- Fase 2: Alguns ativadores naturais do NRF2 são componentes de alimentos como cúrcuma, pimenta vermelha, gengibre, chá-verde, brócolis, tomate, alho, uva etc. Brássicas e crucíferas como brócolis, couve, couve-de-bruxelas, agrião, folha de mostarda, acelga entre outros são fundamentais, já que contém enxofre em sua composição e o enxofre é um potente antioxidante.
Orientações de alimentação para melhorar a destoxificação:
- Aumentar o consumo de hortaliças e frutas, optando pelos orgânicos já que os agrotóxicos contidos nos alimentos convencionais são toxinas prejudiciais ao organismo;
- Incluir fontes de boas gorduras como azeite extravirgem, abacate e oleaginosas;
- Beber bastante água (filtrada), pois é importante para eliminação das toxinas;
- Incluir chás e sucos verdes na alimentação;
- Cozinhar os alimentos em fogo baixo não deixando queimar;
- Retirar: Bebidas alcoólicas, produtos alimentícios ultraprocessados, enlatados, alimentos defumados, alimentos acondicionados em caixas, embutidos e refrigerantes.
- Evitar: Excesso de consumo de proteína de origem animal, preferir carnes brancas e magras (seu nutricionista vai te ajudar a fazer este ajuste de proteínas)
Orientações de hábitos de vida para melhorar a destoxificação:
Praticar atividade física regularmente já que o exercício ajuda a eliminar toxinas através do suor e do sistema linfático (algo que pode ajudar também é a drenagem linfática);
Dormir pelo menos 7 horas por noite; Se possível, realizar atividades de controle de estresse (meditação, contato com a natureza, leitura, terapia)
Estilo de vida detox
Mais do que apenas fazer um protocolo de dieta detox, precisamos ter um estilo de vida detox e isso consiste em ter uma alimentação com padrão alcalinizante (pouco ácida), adequada quantidade de proteína, dieta adequada em cálcio, magnésio e potássio, dieta rica em antioxidantes e polifenóis, dieta rica em fibras prebioticas, respeitar nossos ritmos circadianos (ter horário certo para acordar, comer, dormir, ter boa higiene do sono), restringir contato com plástico, beber água filtrada entre outras coisas.
Conclusão
Viu só que uma dieta detox vai muito além do que só tomar suco verde? Conte comigo para lhe auxiliar a elaborar uma detox específica para você!
Agende seu horário clicando aqui!ou pelo 📲 WhatsApp (61) 99318-6556 ou através da agenda abaixo!👇📅
Nutricionista Buna Barbosa
CRN-DF.16963
Atendimento particular e convênios.
SHLS Quadra 716 Bloco A Sala 507 – Ed. Medical Center (Asa Sul)